Dicas de Decoração Inspiração

Como escolher a mesa de jantar perfeita?

Escrito por atena.interiores

A sala de jantar é aquele espaço dedicado a encontros, refeições e confraternizações. Com algumas dicas e toques especiais ela pode ficar mais aconchegante e espaçosa. A mesa de jantar pode ser a estrela ou o elefante branco da sua sala, pois ela tende a ocupar uma grande área, por isso ela deve ser bem planejada, não só para atender aos moradores da habitação, mas também a possíveis convidados. Por isso, antes de tudo é importante pensar em uma mesa de jantar que funcione para o seu estilo de vida hoje e não para um estilo de vida que você gostaria de ter.

Aceite o seu espaço
Se seu espaço é pequeno, prefira criar um cantinho aconchegante ao invés de tentar espremer nele uma mesa grande.

Decida qual formato é o mais adequado ao seu espaço

  • A mesa retangular é o tipo mais comum e mais usado. Também é o melhor formato quando se precisa acomodar mais do que 4 pessoas. Uma mesa retangular funciona melhor se o seu espaço também tem este formato.
  • Uma mesa redonda funciona bem em ambientes pequenos e espaços com formato quadrado. Ela cria um ambiente mais aconchegante e intimista e aproxima as pessoas, por isso é o melhor formato para um grupo pequeno, de até 6 pessoas.
  • A mesa quadrada, em moda recentemente por ser visualmente bonita, acomoda 8 pessoas mas só funciona em espaços generosos. Para 4 pessoas, uma mesa redonda funciona melhor.
  • A mesa oval é muito similar à mesa retangular mas ocupa menos espaço por causa dos cantos arredondados. Na mesa oval, assim como no modelo redondo, fica fácil puxar uma cadeira e acomodar mais um convidado quando necessário.

Defina o tamanho da mesa considerando o conforto
Considere que uma pessoa ocupa 60 a 75 cm quando sentada à mesa.

Mesas redondas com tampos de 100 a 120cm de diâmetro são a melhor pedida para pequenos espaços e acomodam de 4 a 6 pessoas. Uma mesa retangular pequena de 80×120 a 140cm também acomoda 6 pessoas mas precisa de um espaço maior de circulação ao seu redor. Antes de comprar sua mesa, meça seu espaço.

Escolha o design
O design da mesa deve ser escolhido levando em consideração o design das cadeiras. Coloque a mesa ao lado das cadeiras antes de comprar para ter certeza que a combinação é harmônica. A sacada é deixar o look conjuntinho pra lá, escolher 2 modelos diferentes de cadeira de jantar, sendo 1 com braços. Assim, estas cadeiras poderão ser levadas para a sala de estar e posicionadas em frente ao sofá para criar uma área de bate-papo charmosa quando você estiver recebendo amigos. Se você optar por cadeiras diferentes, a mesa de jantar pode ser um modelo mais simples.

A mesa de jantar certa pode ser o detalhe que faltava para você finalmente se tornar a grande anfitriã que sempre sonhou. Visite a nossa loja e inspire-se!

Atena Interiores
Móveis de sofisticação e bom gosto. Tudo em planejados, móveis e decoração.
Rua Barão de Pouso Alegre, 622 – São Sebastião
Conselheiro Lafaiete/MG

Sobre o autor

atena.interiores